+55 11 3294-4734 | ipdi@ipdi.com.br

Fraudes em alta, perdas em baixa

Fraudes em alta, perdas em baixa

B2B Magazine
19/09/2007

No primeiro semestre de 2007, o montante de perdas provenientes de fraudes contra empresas caiu 67%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, saindo de 155,5 milhões de reais para 104,2 milhões de reais, de acordo com os sistemas antifraudes da Serasa. Nesse mesmo período, entretanto, as ferramentas de prevenção de fraudes da Serasa detectaram um número 86,7% maior de tentativas de fraude, evitando que 13.652 clientes diretos fossem alvo dessa prática.

As regiões com maior número de empresas fraudadoras são a Sudeste, com 44,27%, seguida da Sul, com 17,58%. Essas duas regiões concentraram cerca de 62% das empresas que tentaram praticar fraudes, no período de janeiro a julho de 2007. A diminuição significativa do montante de perdas, segundo a Serasa, revela a maior eficiência dos sistemas antifraudes disponibilizados a seus clientes.

Os segmentos mais freqüentemente utilizados para tentativas de aplicação de fraudes identificadas nesse período foram comércios de produtos alimentícios, de confecção, de material de construção, de autopeças e acessórios, supermercados e hipermercados, representando, no conjunto, 44% do total de alertas confirmados pela equipe de análise de fraudes da Serasa. Esses segmentos têm em comum a facilidade de revenda de seus produtos, sendo por isso muito procurados pelas quadrilhas.

Segundo a Serasa, a maioria das fraudes praticadas podem ser atribuídas à negligência de muitos concedentes de crédito, que avaliam os novos clientes apenas sob a perspectiva da ausência de anotações de inadimplência. Uma forte característica da empresa golpista é exatamente não ter anotações de inadimplência no momento da aplicação do golpe, para obter facilidades de crédito. Dessa forma, as ferramentas de prevenção a fraudes são fundamentais para correlacionar características de alteração de comportamento da empresa e comparação com outras de comportamento já inconsistente, inibindo assim negócios que poderiam se transformar em prejuízo.