+55 11 3294-4734 | ipdi@ipdi.com.br

Febraban: Usuários são a porta de entrada dos golpes

Febraban: Usuários são a porta de entrada dos golpes

www.convergenciadigital.com.br
13/11/2007

A Febraban realizou, nesta terça-feira, 13/11, na capital paulista, a Manhã Técnica – Natal Eletrônico Seguro. Participaram do encontro os especialistas em segurança Carlos Bernardo e Marcelo Câmara, do grupo técnico de Segurança Digital da entidade, que representa as instituições financeiras do País. No período que antecede o Natal, as compras pela Internet e o uso de sites como os de amigo-secreto (amigo oculto) e de cartões de natal virtuais costuma aumentar.

Com o Natal batendo à porta, a entidade alerta para os usuários ficarem atentos na hora de realizar determinadas operações para evitar serem vítimas de golpes “eletrônicos”. Os bancos investem, anualmente, cerca de R$ 1,2 bilhão em sistemas de proteção contra fraudes eletrônicas. O País possui 27 milhões de usuários de Internet Banking. E o total de transações de Internet banking pessoa física chegou a 3,2 bilhões em 2006.

Carlos Bernardo, da Febraban, demonstrou que, embora haja uma percepção por parte do público de que as fraudes são operações complexas, que envolvem enorme conhecimento técnico de informática, o que se verifica, na prática, é que os golpes são simples, uma versão moderna dos antigos contos do vigário.

Neles, a vítima abandona o senso crítico e não avalia os riscos. Por isso, de acordo com o representante da Febraban, a porta de entrada das fraudes são os próprios usuários, que caem em armadilhas como os e-mails com mensagens como:

  • “Você foi vítima de ação de despejo”;
  • “Veja fotos inéditas do desastre aéreo” de uma determinada companhia;
  • “Confira fotos eróticas” de um determinado artista;
  • “Seu nome está na lista do Serasa. Clique aqui para saber detalhes”;
  • “Recadastre sua senha. Clique aqui”, em nome de um determinado banco;
  • “Você recebeu um cartão de alguém especial. Clique aqui”.

“Em geral, quando o usuário clica num determinado ícone ou num endereço indicado pelo e-mail dos fraudadores, está instalando em seu computador um programa espião, que, por sua vez, repassará suas as informações aos bandidos. A pescaria de senhas ocorre com muita lábia e pouca tecnologia. Por isso, os clientes devem resistir à tentação e evitar abrir essas mensagens”, afirmou Bernardo.

Marcelo Câmara, que também participou da manhã técnica, ressaltou que há uma espécie de “efeito-sanfona” no combate aos crimes virtuais. A cada operação de combate às fraudes realizada pela polícia ou a cada lançamento, pelos bancos, de tecnologia capaz de coibir esses golpes, o número de fraudes diminui, voltando a aumentar quando os criminosos presos nas operações são novamente soltos.

O especialista da Febraban ressaltou que é preciso modernizar a legislação para aumentar a eficiência no combate aos crimes na Internet. “Não se pode confundir privacidade com anonimato. As operações bancárias não há anonimato, mas há, sim, uma enorme privacidade”, argumentou.

As dicas dos especialistas da Febraban para realizar as operações na Internet segurança são:

  • Desconfie sempre das “estórias” que receber pela Internet, principalmente quando oferecem vantagens ou ganhos fora do comum;
  • Não clique em links desconhecidos por mais atraente que seja a “estória” contada;
  • Conheça bem o site do seu banco e preste muita atenção a qualquer anormalidade;
  • Entre em contato com o banco sempre que suspeitar de alguma irregularidade;
  • Mantenha seu micro com um antivírus atualizado e software de proteção contra ataques pela Internet (firewall).