portal Executivos Financeiros
16/10/2007
O uso da tecnologia VoIP para propagar vírus e acessar informações pessoais ou financeiras de usuários da Internet se torna cada vez mais freqüente, segundo informa a Trend Micro, especializada em serviços e softwares de segurança de conteúdo de Internet e antivírus de rede.
“Os criminosos cibernéticos se aproveitam de notificações de voz de instituições financeiras para construírem sistemas automáticos com códigos maliciosos que parecem legítimos, conseguindo, dessa forma, que os usuários divulguem informações sobre conta corrente e cartões de crédito”, conta Fábio Picoli, diretor de vendas da Trend Micro.
Vários códigos maliciosos foram descobertos este ano, como o vírus TSPY_SKYPE. Outro exemplo é o sistema worm Pykse e certa versão do worm Stration, que são programas enviados através de mensagens instantâneas do Skype. Eles enviam links que, ao serem clicados, abrem o worm enquanto carregam um arquivo de imagens.
Outro programa desse tipo, descoberto pela empresa de segurança Sipera, é um sistema que permite ao hacker acessar os dados armazenados no computador, através de um determinado código inserido em uma mensagem e executado quando o usuário a recebe.