+55 11 3294-4734 | ipdi@ipdi.com.br

Sites da Romênia e Rússia são os de maior risco à segurança, aponta estudo

Sites da Romênia e Rússia são os de maior risco à segurança, aponta estudo

TI Inside, da Redação
20/03/2007

Um estudo realizado pela empresa de segurança McAfee apontou sites de vários países que oferecem riscos por downloads mal-intencionados, exploração do navegador e e-mails indesejáveis. O mapeamento foi feito pelo software gratuito McAfee SiteAdvisor, destinado a classificação de sites na internet.

A ferramenta – disponível para download gratuito no endereço www.mcafee.com.br – classifica os sites assinalando-os nas cores vermelha, amarela e verde, de acordo com o risco que cada um representa. “O estudo é um lembrete claro de que é necessária uma ajuda para navegar com segurança pela web”, reforça Mark Maxwell, gerente sênior de produtos da McAfee Consumer and Small Business.

Nesse novo relatório, o McAfee SiteAdvisor analisou e classificou 265 domínios de nível superior, como Japão (.jp), França (.fr) e comercial (.com). Isso foi feito com base nos testes de segurança do sistema para spywares, spams, explorações e fraudes. Um dos resultados é que os usuários de internet ao redor do mundo clicam mais de 550 milhões de vezes em sites perigosos. “Em termos de segurança, foi constatado que a web não é diferente do mundo físico. Existem bairros seguros e domínios da web seguros, e há também lugares que ninguém deve visitar”, afirma Maxwell.

Algumas das principais conclusões do estudo foram que a incidência de sites vermelhos e amarelos varia significativamente, oscilando de 0,1% para a Finlândia (.fi) até elevados 10,1% para a pequena ilha de Toquelau (.tk). Dentre os domínios de países maiores, os mais arriscados são os da Romênia (.ro, com 5,6% de sites arriscados) e da Rússia (.ru, com 4,5%). Os domínios desses países também são os que têm maior probabilidade de hospedar sites de exploração de falhas ou de downloads feitos sem o conhecimento do usuário.

O domínio genérico mais arriscado é .info, com 7,5% dos sites classificados como arriscados. O segundo mais arriscado é .com, com 5,5% dos sites classificados como arriscados. Cerca de 86% dos cliques em sites classificados como vermelhos ou amarelos destinam-se ao domínio .com. Três dos cinco domínios menos arriscados são de países nórdicos — Finlândia (0,1%), Noruega (.no, 0,16%) e Suécia (.se, 0,21%). A Islândia (.is, 0,19%) e a Irlanda (.ie, 0,11%) completam o grupo dos cinco domínios nacionais menos arriscados.

Embora os domínios nacionais da Holanda (.nl), Alemanha (.de) e do Reino Unido (.uk) sejam relativamente seguros, cada um desses domínios responde por mais de 2 milhões de cliques mensais em sites vermelhos e amarelos. Da mesma forma, embora o domínio do Japão (.jp) ocupe o 57º lugar entre os mais arriscados, os sites .jp classificados como vermelhos ou amarelos recebem aproximadamente 1,6 milhão de cliques por mês.