boletim ITWeb
17/03/2008
Os hackers estão intensificando os ataques em websites e o número deles está superando a quantidade de sites criados especificamente pelos criminosos virtuais, segundo dados do Relatório de Ameaças de 2007 (Threat Report) e as Previsões para 2008 (Forecast), divulgados pela empresa de segurança, Trend Micro.
A pesquisa revela que as ameaças de segurança não se limitam mais aos PCs. Os equipamentos móveis, cada vez mais avançados e poderosos, estão sob a mira dos mesmos tipos de problemas que assolam os PCs (vírus, spam, Cavalos de Tróia, malware, etc). Os dispositivos com recursos de conexão sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth, que contam ainda com grande capacidade de armazenamento, se transformaram em alvos de vazamento de dados e portadores de infecções.
As previsões com relação ao panorama de ameaças para 2008, apontaram a continuidade de ataques aos códigos legados usados em sistemas operacionais e as vulnerabilidades de aplicativos populares; e o perfil dos websites mais atacados será o mesmo: páginas de relacionamento social, bancos/instituições financeiras, jogos on-line, mecanismos de busca, venda de entradas, sites do governo, notícias, empregos, blogs e páginas de comércio eletrônico como leilões e lojas.
Os dispositivos sem gerenciamento e os serviços de comunicação seguirão na mira dos criminosos, além disso, as estratégias de proteção de dados e softwares de segurança se transformarão em um aspecto padrão no ciclo de vida dos aplicativos comerciais.