Agência Estado – Seção: Tecnologia
04/10/2003
Aproveitando-se de uma falha no Outlook, gerenciador de e-mail da Microsoft, hackers mal intencionados invadiram computadores da Valve, desenvolvedora do game Half Life II, roubaram seu código fonte e o distribuiram em redes de programas de trocas de arquivos.
São Paulo – Os hackers mal intencionados estão indo mais longe do que se poderia imaginar: há alguns dias, eles colocaram nas redes de programas de trocas de arquivos, o código fonte do game Half-Life II. Em princípio, pensou-se que se tratava de uma farsa. Mas Gabe Newell, o cérebro da Valve, desenvolvedora do game, confirmou a autenticidade dos arquivos pirateados.
No fórum do Half Life, Gabe disse que os hackers aproveitaram-se de uma falha no Outlook, gerenciador de e-mail da Microsoft, para invadir seu computador e controlá-lo remotamente, gravando todas as operações que ele fazia através do teclado. Bastante irritado com o acontecimento, Gabe está pedindo à comunidade de fãs do Half Life, que o ajudem a rastrear os responsáveis pela ação criminosa.
Half-Life vendeu cerca de 5 milhões de cópias e foi aclamado como um dos maiores games de todos os tempos, em razão de sua trama bem urdida, enigmas inteligentes e pela força demonstrada por seus personagens.
A nova versão, que deve ser lançada no final do mês, dá continuidade a história do cientista Gordon Freeman, que combate uma horda de estranhos invasores.
João Magalhães